Compartilhe
Como funciona uma transação imobiliária nos EUA?
Para realizar uma transação imobiliária nos EUA, o comprador precisa, antes de mais nada, contratar um corretor licenciado que o represente em todas os trâmites burocráticos, seja com o banco, com o corretor do vendedor ou ainda com a empresa Broken (imobiliária). Na verdade, a contratação de um corretor é necessária tanto para quem compra quanto para quem vende um imóvel.
Quando o corretor representa o vendedor, é obrigado por Lei a apresentar todas as ofertas para o proprietário, mesmo que a oferta seja verbal. O vendedor, por sua vez é obrigado a declarar quaisquer problemas que possam afetar a valorização da propriedade, como por exemplo, algum defeito estrutural que não está visível. Tudo isso é estipulado em contrato a fim de ambas partes declararem real ciência das condições do imóvel e sua valorização.
Após as partes envolvidas concordarem com os termos, o Contrato de compra e venda entra em vigor. Geralmente o comprador dá um sinal em torno de 10% do valor do imóvel e o restante no closing (escritura) que leva de 15 a 30 dias se for à vista e 45 a 60 dias se for financiar.
Financiamento
Para financiar, o comprador estrangeiro precisa dar 30% de entrada se for usar, e 40% se for investir.
Para validar o processo de financiamento, que hoje pode ser feito em até 30 anos, com juros em média de 5% ao ano, o banco envia uma estimativa do valor e custos ao cliente e para Companhia de Títulos (equivalente ao cartório no Brasil) e juntos, eles realizam todos os processos burocráticos para dar andamento ao processo.
Assim que o financiamento é aprovado, o Banco dá o sinal verde para a Title Company (cartório) marcar o closing.
No dia do fechamento da transação, horas antes, o comprador, junto com seu corretor faz uma última visita ao imóvel para verificar se as condições da propriedade não sofreram nenhuma alteração.
Fechamento
Analisado todos os pontos e estando de acordo, comprador e vendedor assinam os documentos que transferem a titularidade do proprietário para o novo dono, e enfim, a compra/ venda é concluída.
Quer saber mais sobre como funciona uma transação imobiliária nos EUA, ou deseja mais informações sobre como contratar um consultor para mediar os seus negócios? Inscreva-se em nossa newsletter ou clique aqui